quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quando a imaginação cria asas...

Como vários amigos já sabem, sou uma apaixonada por aviação! E isso vem de longe, desde quando eu era criança e meu pai me levava, todos os anos, à Base Aérea de Florianópolis (BAFL), no dia de "portões abertos" (quando permitem a entrada de civis). Era sempre muito divertido! Lá, podíamos ver de pertinho as aeronaves que nos encantavam quando estavam nos ares da cidade, além de muitas outras... E mais: era permitido entrar em algumas delas. Eu achava aquilo tudo o máximo! Isso sem falar dos lanchinhos deliciosos que nos ofertavam, gratuitamente, assim como as inúmeras recreações especialmente voltadas ao público infantil. Ou seja, todos os anos, eu e meu irmão mais novo esperávamos pelo delicioso passeio. Ainda hoje, costumo ir com meu marido e meus filhos, para que eles também sintam o prazer que eu sentia quando era criança... E eles adoram!!!
Tudo começou quando a Marinha do Brasil, pensando na defesa do litoral do nosso país, criou o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina, em 1923. Mais tarde, já em 1941, passou a se chamar Base Aérea de Florianópolis, sendo subordinada à Força Aérea Brasileira. A torre de controle do serviço de proteção ao voo foi inaugurada em 1967. Ainda não tive oportunidade de visitar a torre, mas já visitei a sala de controle de tráfego aéreo, onde ficam os radares... É incrível como tudo funciona direitinho! E olha que é a soma de um trabalho realizado por aparelhos e também por pessoas especializadas, que precisam de uma escala que não as sobrecarregue. Pr'um leigo, é uma loucura!!!
Para os apaixonados da área, vale lembrar que a BAFL sedia o 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação: Esquadrão Phoenix, com aeronaves de patrulha marítima (Embraer P-95B e Bandeirante de Patrulha).
A Base Aérea fica no sul da nossa linda Ilha, junto ao Aeroporto Hercílio Luz, numa área plana conhecida como Ressacada. Nessa mesma região, há muito tempo atrás, o piloto e escritor francês Saint-Exupéry (autor de "O Pequeno Príncipe") considerava o local ideal para campo de aviação, na época em que fazia seus pousos no Campo do Campeche. Atualmente, porém, há quem considere um tanto arriscado fazer pousos e decolagens numa região tão próxima aos morros do Ribeirão e do Cambirela...
Em muitas das vezes, durante o dia de portões abertos, tivemos a honra de assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. É sempre um show de acrobacias irreverentes e corajosas! Fiz alguns registros fotográficos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário